Plano de evacuação PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Plano de Emergência – Treino de Evacuação Informação

·      Sinal de Alarme

Para situações de emergência, a Escola dispõe de um sinal sonoro de alarme específico (toque prolongado da campainha).

É à Direcção do Agrupamento que compete dar a ordem de evacuação geral ou parcial de um espaço.

A coordenação de evacuação de cada turma é feita pelo Chefe de Fila (Delegado) e pelo Cerra Fila (professor).

·      Evacuação (rápida, ordeira, silenciosa)

O Chefe de Fila abre a porta, dirige-se para o caminho de evacuação, acompanhado pelos colegas, que devem sair da sala, por ordem de lugares / filas, seguindo o caminho definido.

O Cerra Fila (professor) é o último a sair de modo a certificar-se que não fica ninguém e que a porta e as janelas ficam fechadas; deve contar os alunos que saem da sala e levar o Livro de Ponto.

No caso de haver feridos dentro da sala, em que não há capacidade para a respectiva evacuação, deve ser chamado um funcionário pelo professor, de modo comunicar-se esta situação aos meios de socorro.

Caso alguém não consiga sair da sala, deve indicar a sua presença, através das janelas exteriores, abanando uma peça de roupa.

Nas turmas em que existam alunos portadores de deficiência, o professor deve pedir ajuda ao funcionário, o mais rapidamente possível, seguindo o movimento normal de saída das instalações, nunca usando o elevador.

Ao ser determinada a evacuação das instalações, não deve haver preocupação com o material escolar. Devem ser seguidas escrupulosamente as regras de evacuação.

Os alunos devem sair em fila indiana, sem corridas, seguindo as setas de saída, conforme o previamente definido. Não se deve parar nas portas de saída, pois estas devem estar sempre livres. Ao utilizarem as escadas interiores, devem encostar-se à parede (lado exterior) e não voltar para trás.

Nos locais críticos, como escadas e portas, devem seguir-se as indicações dos “sinaleiros” (funcionários), que ajudam a indicar o melhor percurso de evacuação.

Se, numa situação de emergência, alguém se encontrar isolado, deve verificar se não há perigo em deixar o local onde se encontra (caso não consiga sair devido a chamas ou a portas sobreaquecidas, deve assinalar energicamente a sua presença), seguir as setas de indicação de saída e dirigir-se para a zona de concentração previamente estipulada.

·         Ponto de concentração

No local de concentração, os alunos devem manter-se em fila indiana, nunca se misturando com alunos de outras turmas. Não devem abandonar o local sob qualquer pretexto e sem a devida autorização. Deve manter-se a ordem de chegada (Chefe de Fila / Delegado à frente; Cerra Fila / professor atrás). O professor deve proceder à contagem dos alunos, através do Livro de Ponto. Caso falte algum aluno, deve informar de imediato a Coordenação.

·         Regresso à normalidade

O regresso à normalidade é decidido pelo Director, que informará a comunidade escolar pelos meios considerados mais convenientes